O Anjo da História

prof. Delmonte

A História no Cinema 

A arte cinematográfica é fundamental para ampliar nosso repertório cultural, atualiza versões de acontecimentos passados e revela o foco de nossos interesses. Também nos permite uma reflexão sobre o mundo ao nos colocar como espectadores de acontecimentos passados. No entanto, devemos lembrar que um filme não é a realidade, mesmo quando se trata de um documentário. Cada história que se conta é uma versão particular de seus realizadores, carregam interesses particulares e deve ser passível de críticas e novos olhares. Um filme não é apenas um "complemento" ao que foi estudado! É fundamental ampliarmos nossa experiência cinematográfica e apurarmos a percepção para além do que as imagens nos mostram.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Alexander (Malcolm MacDowell) sendo submetido ao "tratamento Ludovico" no clássico "Laranja Mecânica" de Stanley Kubrick (1971).