O Anjo da História

prof. Delmonte

Exercícios

Sobre as Olimpíadas 

1. (PUC/2005) Na Olimpíada de Berlim, em 1936, um atleta negro norte-americano chamado Jesse Owens conseguiu quatro medalhas de ouro, tornou-se o grande vitorioso dos Jogos e atrapalhou a imagem que a Alemanha e seu governante, Adolf Hitler, pretendiam que o evento tivesse. Isso se deu porque

                   

A) a Alemanha estava em guerra com os Estados Unidos e não queria que um norte-americano triunfasse em seu território.

 

B) as concepções raciais do nazismo pregavam a superioridade ariana e não admitiam a vitória de um negro sobre brancos.

 

C) a cidade de Berlim estava cercada por tropas aliadas e os alemães não puderam, em virtude disso, participar dos Jogos.

 

D) as propostas políticas do nazismo evitavam misturar esportes e política e Owens, ao receber a medalha, fez um discurso político.

 

E) a Alemanha pretendia demonstrar seu poder por meio de vitórias nos Jogos e, assim, compensar as derrotas na Guerra Mundial.

2. (PUC/2005) Na Olimpíada de Munique, em 1972, um grupo terrorista árabe invadiu a Vila Olímpica e assassinou atletas de Israel. A ousadia, a surpresa e a extrema violência do ato surpreenderam a todos. O ataque ocorreu

A) após a Guerra dos Seis Dias, vencida por Israel em 1967, que provocou o encerramento dos conflitos militares no Oriente Médio, a definitiva partilha territorial da região e o surgimento de grupos terroristas insatisfeitos com a supremacia israelense.

   

B) durante a negociação do acordo de paz de Camp David, mediado pelos Estados Unidos e assinado pelo Egito e por Israel em 1978, que abriu um inesperado e duradouro período de amizade entre árabes e israelenses e levou à desmobilização dos grupos terroristas

   

C) dentro do longo conflito árabe-israelense, que contou com iniciativas militares oficiais de ambas as partes, como o ataque do Yom Kippur, realizado pelo Egito e pela Síria em 1973, ou a ação israelense no aeroporto de Entebe, em 1976, em Uganda.

 

D) por meio da colaboração entre diversos grupos de terroristas islâmicos, insatisfeitos com a criação do Estado de Israel em 1948 e com o apoio que este recebia da União Soviética e dos Estados Unidos e que prejudicava as exportações dos países árabes.

E) devido à intencional ineficácia da segurança da Vila Olímpica que, em razão da antiga rivalidade entre alemães e judeus, não ofereceu proteção suficiente aos atletas israelenses, nem respeitou os acordos internacionais de respeito aos direitos humanos.

Você acertou!!!!

1. B   2. C